Login

Podio Ecmoto Louzan3No passado dia 15 de Setembro disputou-se mais uma edição do Louzan Enduro Vintage, que contou com quase 200 participantes e com muito calor a marcar este dia de grande animação.

A equipa Ecmoto / Motocrossvintage.com voltou a marcar presença mas desta vez com um plantel mais recheado. Na classe 2, reservada a motos 80cc competição e 125 séries, foram 4 os presentes. Eugénio Cação e Nuno Cação repetiram a participação de 2011, mas desta vez com a companhia de Rodrigo Pena e do francês François Garcia, que já tinha visitado o nosso país em 2010, no ano de estreia do Louzan Enduro Vintage.

 


Paco Louzan3Na classe 4 para motos entre 1981 e 1987, a equipa esteve representada pela habitual presença de Luís Correia, que embora estivesse em recuperação de uma lesão sofrida na semana anterior, não deixou de marcar presença nesta festa do Enduro.
Em estreia absoluta no nosso país esteve Frederic Marquet, outro piloto gaulês que trouxe a sua XR 200 de 1982 para os trilhos da Lousã.

A festa ao longo do dia foi constante e o bom ambiente vivido deram a este evento todo o seu cariz especial, com a satisfação a ser grande para os pilotos nacionais e também para os convidados vindos de França.

 


Eugénio Cação Louzan3
Em termos desportivos, a classe 2 foi totalmente dominada pela equipa Ecmoto / Motocross Vintage, ocupando os 3 lugares do pódio e arrebatando ainda o 5º posto, com os 4 pilotos presentes nesta categoria. François Garcia venceu aos comandos da sua Cardel de 1984, na frente do seu companheiro de equipa e amigo, Eugénio Cação em ECM Minarelli - 1989, vítima de uma queda logo na primeira especial que provocou um atraso irremediável na classificação. De notar também o espectacular 6ºlugar alcançado na classificação geral por Garcia.

 

 

 

Nuno Cação Louzan3Nuno Cação ficou no degrau mais baixo do pódio aos comandos de uma Gas Gas 80 de 1992. Embora tenha partido com algum atraso para os seus adversários, fruto da justa regra que desconta um segundo por cada ano da moto e do piloto, não baixou os braços e só uma queda na última especial o afastou da luta pela vitória.

 

 

 

 

Rodrigo Pena Louzan3No 5º lugar ficou um estreante nestas andanças. Rodrigo Pena teve a sua primeira experiencia aos comandos de uma moto de 80cc numa prova vintage, mas não se deixou intimidar pelas naturais dificuldades iniciais, obtendo um lugar entre os cinco melhores.

 

 

 

 

Luis Correia Louzan3Já na classe 4, Luís Correia começou com muitas cautelas para não agravar a lesão no pé, mas com o avançar da prova foi ganhando mais confiança e conseguiu mesmo ser o 2º melhor na terceira passagem pela prova especial Motocross. Acabaria por terminar na quarta posição da classe, a escassos 3 segundos de um lugar no pódio.

 

 

 

 

Frederic Marquet Louzan3Aos comandos da sua XR 200 de 1982, Frederic Marquet aplicou-se ao máximo e obteve o 4º lugar da classe, com a moto mais antiga presente nesta categoria para motos XR. Apenas 1,3 segundos separaram Marquet do pódio, mas que deixaram o piloto extremamente satisfeito com a prestação global.

Terminou assim um fim-de-semana repleto de boa disposição, na 3ª Edição do Louzan Enduro Vintage.

Até para o ano!

Fotos de Elsa Tinta e Edart F. e Pedro Sequeira

grupo

Vídeo de Nuno Cação na 2ª PEM